spot_img

Comlurb recolhe 59 toneladas de lixo desde o início do Carnaval – Diário do Rio de Janeiro

No segundo fim de semana oficial de desfiles de blocos de rua, nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Comlurb recolheu das ruas 31 toneladas de resíduos. Desde o dia 1º de fevereiro, quando teve início o Carnaval do Rio de Janeiro, a companhia já removeu 59 toneladas de lixo.

O cômputo do volume total de resíduos, inclui a limpeza da área externa do Sambódromo para o ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Especial.

Os blocos que mais produziram lixo foram: Chame Gente, de São Conrado, com 7,8 toneladas; os ensaios técnicos no Sambódromo com 6,4 toneladas e o megabloco SeráQAbre?, com 5,4 toneladas.

As equipes do Lixo Zero registraram 61 autuações no art.103-A, que aborda o ato de urinar em via pública; e 10 no art.82, que trata do descarte irregular de pequenos resíduos. Ao todo, foram emitidas 71 multas, com base na Lei de Limpeza Urbana. Nos dois fins de semana, foram realizadas 105 autuações: 82 por urinar em via pública e 23 por descarte de pequenos resíduos.

Nas megaoperações de limpeza para blocos carnavalescos, a Comlurb faz a limpeza antes, durante e após a passagem dos desfiles. A ação incide sobre as vias por onde os blocos desfilam, além de vias de acesso e ruas adjacentes.  

Os serviços executados nessas operações vão desde varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. Nas áreas de concentração dos blocos, garis usam pulverizadores costais, com essência de eucalipto, para melhorar a experiência do público e manter o ambiente mais agradável.

A Companhia reservou para esse ano 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto. O material é usado na limpeza hidráulica e nos pulverizadores, principalmente na área dos banheiros químicos.

O planejamento da Comlurb conta com protocolos operacionais específicos de limpeza para cada tipo de bloco – pequeno, médio e mega. Para este o último são destacados até 160 garis e 16 agentes de limpeza. O planejamento especial de limpeza vai até o último dia de folia, domingo, 9 de março, com a passagem do Monobloco.

Para o todo o Carnaval, a Prefeitura destacou 7.500 garis e 73 agentes de limpeza. Na cidade serão instalados até 10 mil contêineres de 240 litros e mil de 1200 litros nas áreas de concentração dos blocos. Sessenta e dos caminhões compactadores, 16 caminhões satélites, 13 varredeiras de médio porte, oito varredeiras de grande porte e cinco carrinhos elétricos serão usados como apoio.

A companhia empregará 52 veículos, entre pipas d’água, vans lava jato, jateadeiras e 125 pulverizadores para a lavagem das ruas, com água de reuso. O tratamento também é dispensado à área externa do Sambódromo nos dias dos ensaios técnicos.

Os postos médicos instalados na área de desfile dos megablocos, no Centro, e no sambódromo, também são higienizados pela Comlurb.

Com 98 agentes, a fiscalização das equipes do Lixo Zero acontecerá nos principais blocos de rua. O folião que for flagrado urinando na rua será autuado no artigo 103-A e receberá uma multa de R$ 805,07.

Quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 293,85, com base no Art. 82.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Fonte: diariodorio.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos parecidos

Post recentes