Cidade

Volta para casa: transportes no Rio operam normalmente e cidade registra retorno tranquilo na noite desta quarta-feira; confira

Um dia após uma volta para casa conturbada no Rio, com ruas interditadas e transportes público sobrecarregados, o retorno é tranquilo na noite desta quarta-feira (29). O Centro de Operações

Volta para casa: transportes no Rio operam normalmente e cidade registra retorno tranquilo na noite desta quarta-feira; confira
  • Publishedoutubro 29, 2025
Volta para casa: transportes no Rio operam normalmente e cidade registra retorno tranquilo na noite desta quarta-feira; confira

Um dia após uma volta para casa conturbada no Rio, com ruas interditadas e transportes público sobrecarregados, o retorno é tranquilo na noite desta quarta-feira (29). O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informa que o pico de trânsito na cidade foi registrado às 17h15, uma hora e 15 minutos antes do horário de maior movimento normalmente registrado nas últimas quartas-feiras (18h30). Dados do COR-Rio mostraram também que o fluxo de trânsito, até o início da noite desta quarta, foi 78% menor que a média.
Raça, gênero e sexualidade: evento sobre desafios do público LGBT+ recebe Rapha Vicente, Dani Balbi e Benny Briolly na Uerj; saiba como participar
119 mortos, 113 presos, 10 menores apreendidos: os números atualizados da megaoperação mais letal da história do Rio
Trens da Supervia, o Metrô Rio e as linhas de BRT operam normalmente, com intervalos regulares, de acordo com a concessionárias.
Nesta terça-feira (28), as polícias do Rio realizaram uma megaoperação nos complexos do Alemão e Penha, na Zona Norte da cidade, que deixou ao menos 119 mortos, sendo 115 suspeitos de serem traficantes e quatro policiais militares e civis. A ação teve um planejamento de 60 dias e contou com um “muro” feito pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) na área de mata das favelas, que era usada com rota de fuga dos criminosos. Com 113 presos e 118 armas apreendidas, a operação é considerada o maior baque na história do Comando Vermelho.
Trens urbanos
Segundo a Agência Reguladora de Transportes Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), a circulação dos trens da SuperVia apresenta intervalos normalizados para todos os ramais.
Em nota, a Supervia informou que o serviço dos trens conta com efetivo especial por conta da realização da partida entre Fluminense e Ceará.
Para atender os torcedores que vão comparecer ao jogo, marcado para as 19h no estádio do Maracanã, a empresa disponibilizou trens extras nos ramais Santa Cruz e Japeri, que irão circular com intervalo médio de 14 minutos das 16h30 às 17h40.
MetrôRio
O metrô funciona com intervalos normalizados em toda a extensão das linhas um, dois e quatro, mas o serviço também conta com efetivo extra por conta do confronto entre Fluminense e Ceará, mas não irá oferecer extensão do horário.
Em nota, o MetrôRio informou que a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
A concessionária afirmou, ainda, que vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
BRT e Ônibus
Em nota, a Mobi-Rio, concessionária responsável pela operação dos BRTs, informou que todos os serviços afetados por conta das operações policiais desta terça-feira estão operando normalmente.
A RioÔnibus, sindicato que representa as linhas de ônibus da capital fluminense, também informou que a operação de todas as linhas operantes na cidade seguem regular.
Em nota, a empresa informou, ainda, que um ônibus da linha 298 (Acari X Castelo) teve sua chave retirada e foi utilizado como barricada em Pilares na manhã desta quarta-feira. O veículo já foi retirado e está atendendo à população normalmente.
VLT Carioca
Segundo o VLT, a circulação dos coletivos está normalizada, com intervalos de sete minutos e meio em todas as linhas.
Segurança em vias expressas
Procuradas, as polícias Militar e Civil informaram que não realizam mais incursões nos complexos da Penha e do Alemão. Em nota, a PM afirmou ainda que, por determinação do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), o policiamento segue reforçado em todo o estado “com atenção especial às principais vias expressas, zonas Norte e Sudoeste, acessos à Região Metropolitana e modais de transporte público”.
Segundo a corporação, a medida ocorre em continuidade às ações integradas de segurança deflagradas nesta semana.

Fonte: extra.globo.com

Carta do papai Noel