Cidade

Seminário sobre transporte sustentável de carga tem participação da Prefeitura, referência em eletromobilidade – Diário do Rio de Janeiro

Seminário sobre transporte sustentável de carga tem participação da Prefeitura, referência em eletromobilidade – Diário do Rio de Janeiro
  • Publishedoutubro 31, 2025
Seminário sobre transporte sustentável de carga tem participação da Prefeitura, referência em eletromobilidade – Diário do Rio de Janeiro

Carta do papai Noel
Evento no Porto Maravalley discutiu o cenário do Brasil no setor de transportes e eletrificação / Fabio Motta (Prefeitura)

O Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha, sediou nesta sexta-feira (31), o seminário “Rio Avança no Transporte de Carga Zero, Emissão para um Futuro Sustentável”, do qual participou a Prefeitura do Rio, grande apoiadora da eletrificação do transporte de carga no Brasil, conforme explicou o coordenador de Relações Internacionais da administração carioca, Ilan Cuperstein:

“Esse evento é muito oportuno para a cidade porque ele celebra algumas das primeiras entregas da Prefeitura para a eletrificação de veículos de carga. Por meio de parceria com a C40 e The Climate Pledge, o Rio tem trabalhado para explorar formas de eletrificar a frota de caminhões de carga. Já temos um grande número de veículos elétricos rodando na cidade, com apoio ativo da Prefeitura. O Rio é a primeira cidade do Brasil a ter um eletroposto com apoio público, na Barra da Tijuca. Queremos ter, cada vez mais, veículos limpos, sustentáveis rodando no Rio”, Cuperstein.

Entre as atrações do encontro estava um painel sobre o cenário brasileiro no setor de transportes e eletrificação; no qual foram discutidos temas, como a Parceria Público-Privada (PPP), além da elaboração e execução de soluções escaláveis. Participaram do painel integrantes da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar); órgão atrelado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Casa Civil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, destacou que o evento foi importante para sinalizar que a cidade do Rio de Janeiro está à frente da eletromobilidade entre várias capitais brasileiras:

“Esse é um evento que ressalta a parceria da Prefeitura com o C40. Estamos falando de eletromobilidade, então é a cidade liderando o processo de entender, ter dados, informações de como vai funcionar esse aumento da frota elétrica e a relação com a cidade. Então, precisamos de eletropostos, pontos de recarga. Já temos um eletroposto sendo testado em área pública para que tenhamos os dados, e agora o projeto é aumentar essa rede”, disse Osmar Lima.

Referência em eletrificação

O transporte rodoviário no Rio de Janeiro é responsável por 35,9% das emissões de gases poluentes. Mas os investimentos contínuos em eletromobilidade tem posicionado o município como referência nacional e global. Em 2019, a capital fluminense tornou-se a primeira cidade ocidental a ter 100% da sua frota de caminhões de coleta de lixo elétricos.

Como referência em eletrificação de frotas, o Rio de Janeiro também sediará a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, entre 3 e 5 de novembro. O evento reunirá quase 100 cidades globais e será uma oportunidade de intercâmbio de experiências e reforço à agenda climática global, face à aproximação da COP30, em Belém (PA) no fim do de novembro.

O encontro teve organização da C40 Cities, rede de quase 100 prefeituras globais comprometidas com ações climáticas, e do The Climate Pledge, por meio da iniciativa internacional Laneshift, programa destinado à descarbonização do transporte de carga em cidades da América Latina e da Índia. O evento contou com a parceria com a Prefeitura do Rio.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Fonte: diariodorio.com