Cidade

RJ: Cachorro baleado durante operação policial na Zona Norte é operado e passa bem – Diário do Rio de Janeiro

RJ: Cachorro baleado durante operação policial na Zona Norte é operado e passa bem – Diário do Rio de Janeiro
  • Publishedoutubro 29, 2025
RJ: Cachorro baleado durante operação policial na Zona Norte é operado e passa bem – Diário do Rio de Janeiro

Carta do papai Noel
Scooby, de 7 anos, levou um tiros nas costas na residência de sua família em Olaria / Divulgação

Como em outras ocasiões, o confronto entre policiais e bandidos resultou em mais um animal ferido na capital fluminense. Nesta terça-feira (28), um cachorro da raça Cane Corso, que estava no terraço da casa sua família, em Olaria, próximo à Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, Zona Norte, foi baleado após o início da megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha.

O tutor de Scooby, Hélio Fernando de Abreu da Silva, disse ter ouvido o animal gritar após o início do tiroteio. Como mora perto de uma mata, imaginou que o cão pudesse estar ferido. O fato foi confirmado após a situação na região ficar um pouco mais calma, como relata Hélio Fernando:

“Provavelmente, ele estava deitado na hora do disparo. O tiro veio da mata perto da minha casa. Nós ouvimos o cachorro gritar. Minha esposa começou a chorar ‘pegaram meu negão’. E nós nem podíamos subir para socorrê-lo, porque era muito tiro. E botaram fogo na barricada. Não dava pra sair. Só uma hora depois, quando deu uma trégua, é que eu pude pedir ajuda a um amigo para socorrê-lo”, conta Hélio, que levou Scooby, de sete anos, para o hospital veterinário municipal São Francisco de Assis, na zona norte.

Segundo o morador de Olaria, o terror foi imenso, ainda mais por ter em casa uma criança de oito anos: “Foi um terror muito grande. As paredes da minha casa estão cheias de buracos de bala. Temos uma criança de oito anos que chorava muito com pena do cachorro que ela adora”.

O cãozinho Scooby foi atingido na região lombar e operado na unidade médico-veterinária da Prefeitura. A ocorrência sensibilizou o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho: “É muito triste que até os animais indefesos sejam vítimas da violência. Esse mês, sete animais foram atendidos nos hospitais municipais veterinários vítimas de tiros”.

O público que acompanhava com ansiedade as informações sobre Scooby pode respirar aliviado na noite desta terça-feira, quando o animal recebeu alta após passar por uma cirurgia para a retirada da bala.

O vereador Luis Ramos Filho destaca que o socorro ao animal só foi possível graças à inciativa do prefeito Eduardo Paes (PSD) em determinar que as unidades de saúde animal prosseguissem em funcionamento. O vereador afirma que o poder público continuará monitorando a recuperação de Scooby.

Diante do número de casos de animais atingidos por armas de fogo, seja em operações policiais e ou por ações individuais, Luis Ramos Filho criou um protocolo na secretaria para procedimentos em caso de animal baleado:

“Todos os casos de pacientes baleados agora são contabilizados, registrados e encaminhados à polícia, para que seja aberta uma investigação”, explica o vereador.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Fonte: diariodorio.com