Cidade Destaque Política

Prefeitos do Rio articulam terceira via para disputar o governo em 2026 – Diário do Rio de Janeiro

Prefeitos do Rio articulam terceira via para disputar o governo em 2026 – Diário do Rio de Janeiro
  • Publishedjulho 1, 2025
Prefeitos do Rio articulam terceira via para disputar o governo em 2026 – Diário do Rio de Janeiro

Carta do papai Noel

Nem Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, nem Eduardo Paes, prefeito da capital. Um grupo formado por 15 prefeitos, ex-prefeitos e dirigentes partidários se reuniu discretamente na Barra da Tijuca, na semana passada, para discutir uma alternativa à polarização que começa a se desenhar na disputa pelo governo do estado. As informações são do Tempo Real.

Estavam na mesa nomes como o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), o de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), além dos ex-prefeitos André Português (PP, de Miguel Pereira) e Fernando Jordão (MDB, de Angra dos Reis). Também participou o secretário estadual de Transportes e presidente estadual do MDB, Washington Reis, considerado um dos pivôs da tensão entre os grupos aliados de Castro. Tanto Reis quanto Welberth são pré-candidatos ao governo do Rio.

O que une o grupo é a insatisfação com os dois polos que hoje concentram as articulações para 2026: o de Paes e o de Bacellar. “Falei com muita gente, e todos demonstram insatisfação com o quadro atual, com as duas opções que temos”, afirmou um dos articuladores presentes.

A movimentação não é à toa. O grupo acredita que há espaço para um nome de fora da engrenagem atual do poder estadual — desde que venha com apoio articulado entre lideranças regionais. “Ninguém quer aceitar pressão, chantagem ou imposição. Política é diálogo, e todos querem ser ouvidos”, reforçou outro interlocutor.

Segundo um dos participantes, a meta é ampliar o grupo para cerca de 50 integrantes até o início de 2026. Por enquanto, muitos evitam se expor por conta da dependência de verbas e articulações com o Palácio Guanabara, mas aguardam a virada do ano para se posicionar.

Se vingar, a costura pode bagunçar o xadrez da sucessão no estado. A situação é especialmente ruim para Bacellar, já que ele aposta especialmente em sua força no interior para combater Eduardo Paes.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Fonte: diariodorio.com